sexta-feira, 3 de julho de 2015

TOP 5 - Dicas para uma dieta de sucesso


Estamos no Verão e as pessoas começam - naturalmente - a pensar em dietas. Coisas rápidas e com resultados imediatos. No entanto, tal não existe e, caso pensem que existe, não é, certamente, algo saudável. É importante salientar que estas cinco dicas são apenas conhecimento geral, e que penso que são erros muito cometidos que tornam uma dieta muito mais difícil. Não pus nenhum ponto para o exercício físico, mas ele é - obviamente - um complemento indispensável a qualquer dieta. 


1. Uma dieta não implica passar fome.
Este é - na minha opinião - o maior erro da maioria das pessoas: pensar que tem que reduzir refeições para emagrecer. Uma dieta, implica na maioria das vezes, comida saudável e não menos quantidade. Portanto, o truque está numa boa gestão dos alimentos e num bom horário para refeições. Comer mais vezes ao longo do dia, em quantidade menor e, evitar comidas pesadas à noite, nomeadamente as tão conhecidas ceias, que implicam muitas vezes um balde de cereais com leite.

2. Planear.
Não é possível cumprir uma dieta sem um planeamento prévio. Refeições pensadas em cima do joelho, só nos fazem comer o que não devemos. Ou porque não temos nada adequado ou porque já não temos tempo. São situações que podem perfeitamente ser evitadas. Se temos um dia-a-dia agitado, esta prática é ainda mais essencial. Ter o cuidado de preparar o almoço ou o lanche é meio caminho andando para não gastarmos dinheiro em snacks que só nos engordam.

3. Conhecer os alimentos.
Se não temos apoio médico no que toca a dietas temos que ter muito - e muito mesmo! - cuidado com o que fazemos. Comprimidos, alimentos ou bebidas milagrosas podem ser um perigo para a nossa saúde. Por isso - penso eu - nada melhor para um dieta segura do que conhecer bem os alimentos que temos ao nosso dispor, sem inventar muito. Saber o que podemos comer e em que quantidades. Quais  as características dos alimentos de forma a fazer refeições saudáveis. 

4. Água
Este é o ponto comum de qualquer dieta: ingestão de água. Recomenda-se 1,5L. A água é essencial para o bom funcionamento do organismo e um excelente auxilio no que toca a acelerar o metabolismo. Parece uma chatice ter que estar a beber sem vontade, mas a verdade é que rapidamente se torna um hábito e, por experiência própria digo-vos: os resultados são rapidamente visíveis, e não estou a falar de emagrecimento. Noto que o meu organismo funciona melhor e que a pele está muito mais bonita. Um truque para me ajudar a beber mais quantidade diariamente passou por substituir todas as bebidas que outrora bebida por água, principalmente às refeições. 

5. Hidratos de carbono 
Deixei este ponto para último pois é um dica pessoal. É algo especifico e que resultou comigo: Reduzir os hidratos de carbono. Inicialmente, deixei de comer apenas ao jantar como acompanhamento: massas, arroz, feijões, batatas, e substitui por saladas (alface, milho, tomate, cenoura, etc). Posteriormente, retirei das duas refeições principais. Quando alcancei o resultado pretendido voltei a comer normalmente ao almoço. É importante fazer refeições leves ao jantar e por isso mantive durante mais tempo. No entanto, actualmente, já não faço isso diariamente, mas sim apenas algumas vezes por semana. 

15 comentários:

  1. O meu grande problema, sem dúvida, é beber pouca água. E não é o típico problema de substituí-la por sumos ou algo do género, até porque é muito raro beber sumos, simplesmente não tenho sede e acabo por me esquecer. Tenho mesmo de mudar este hábito

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas. Principalmente a de conhecer os alimentos porque muita gente não sabe o que está realmente a comer na maioria do tempo

    ResponderEliminar
  3. A sério? Também és fã?

    Que engraçado. Porquê? :)

    ResponderEliminar
  4. concordo contg em relação ao 1º ponto!
    Bjinhos Sandra Color-s(segue se gostares )

    ResponderEliminar
  5. Estamos no verão e as tuas dicas são ótimas, mas esqueceste uma coisa muito importante nas dietas de verão.
    A bejeca. eheheheheheheh

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo, e há muitas pessoas que relacionam a dieta com andar a passar fome mas isso é tudo menos saudável

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas, ando a cumprir o ponto 4 :p

    ResponderEliminar
  8. A água é o meu maior pecado. Sou uma preguiçosa no que toca a beber água /:

    ResponderEliminar
  9. Boas dicas, eu devia começar a beber mais água :)

    ResponderEliminar
  10. É... infelizmente o primeiro ponto é o erro mais cometido pelas pessoas.
    Obrigada pelas dicas! Apesar de já saber, é sempre ótimo relembrar :)

    ResponderEliminar
  11. Concordo. Para mim a gelatina 10kcal da Royal também foi uma excelente ajuda para não desesperar quando me apetecia algo doce.

    ResponderEliminar
  12. Tentei durante uma semana e estava tudo a correr bem mas fartei-me.
    Sei que tenho de tentar outra vez porque estou a ficar cheia de manchas na pele e pode ter algo a ver com isso.
    Obrigada pelas dicas!!

    ResponderEliminar